No mês de conscientização sobre o autismo, a Tribuna Livre da Câmara de Indaial recebeu a presidente da Associação de Pais e Amigos do Autista de Indaial (AMA), Lia Néya Hoffmann Jacobsen, na sessão desta quinta-feira (10). Na oportunidade, Lia, que também é pedagoga, educadora especial, neuropsicopedagoga e mãe de uma criança autista, compartilhou sua vivência e atuação na causa do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A pedagoga destacou as dificuldades enfrentadas pelas famílias de pessoas com TEA, como a demora no acesso a especialistas, terapias e acompanhamento nas escolas. Apesar das adversidades, a AMA segue auxiliando essas famílias em suas necessidades, sejam elas relacionadas a tratamentos, aconselhamentos e encaminhamentos jurídicos. Até o momento, mais de 200 famílias foram atendidas pela associação.
“Nós da AMA somos movidos pela gratidão! Focamos na resiliência: transformar adversidades em oportunidades”, frisou.
Entre as ações que promovidas pela AMA ao longo do mês em apoio à causa do autismo, Lia ressaltou o evento Polenta com Galinha, em parceria com a Pastelaria Felisberto, que acontece no dia 12; o seminário sobre o autismo, marcado para o dia 15, às 19h, na ACIDI; e o pedágio solidário, programado para o dia 26.
Ao encerrar sua fala, a presidente reforçou a necessidade do envolvimento do poder público com a causa do autismo. Segundo ela, esse apoio pode ser realizado por meio da formulação de leis que promovam mudanças no cotidiano das pessoas autistas e de suas famílias, além da destinação de recursos por emendas parlamentares para o fortalecimento de iniciativas sérias, como as desenvolvidas pela AMA e pelo Projeto CRESÇA.
Texto/foto: Fabiane Borges/Analista de Comunicação da Câmara de Indaial
ROMAN RAITER - JUSTIÇA AO OASE